Lupa Cultural Image Map

domingo, 18 de agosto de 2013

Perfil: A criatividade artística de Nelson Cardoso

,


O cavaquinho - esculpido em pedra
Foto: Gabriela Castilho / Lupa Cultural
Entre papel cartão e pedra, tudo vira arte nas mãos de Nelson Cardoso. Brasileiro, porém português de coração, o artista plástico e escultor nasceu e cresceu em Ribeirão Preto (SP), e, aos 21 anos, partiu numa viagem para Portugal. O que era para ser apenas um passeio de três meses resultou em uma formação de três anos em escultura pelo AR.CO, Centro de Arte e Comunicação Visual de Lisboa. A partir daí, participou de exposições individuais e coletivas que estão espalhadas em galerias de Portugal, Alemanha e França. Em 1988, representou Portugal no simpósio “Iwate-Machi Stone Sculpture Symposium”, no Japão. O mais curioso é que a sua terra natal pouco conhece de seu trabalho. Alguns dos poucos apreciadores brasileiros que tem são os que vivem na Europa.

 Há três anos, tive a oportunidade de visitar Cardoso em sua casa, em Sintra (Portugal), para um almoço. A impressão que tive foi de uma pessoa simples. Exótico em todo o seu conhecimento de arte, mas humilde e absolutamente gentil. Com seu cabelo cacheado pouco arrumado, ele anda com camisa e calça surradas e chinelos pela sala. O que em primeiro contato pode parecer desleixo, após alguns minutos de conversa se transforma em tranquilidade e despreocupação.

Cada cômodo da casa, que Nelson divide com seus cachorros, é alegre, cheio de cores vindas das próprias obras e receptivo, assim como o artista. A sala e os quartos acomodam bonecos, quadros e máscaras de antigas exposições, enquanto a varanda é rica em esculturas em pedras. Restos de materiais e obras começadas se acumulam onde houver espaço na casa interminável, cheia de portas para explorar e uma varanda extensa, onde acomoda mais de suas esculturas.
Sala de Nelson Cardoso com vários de seus trabalhos
Foto: Gabriela Castilho / Lupa Cultural

Nelson passa noites em claro trabalhando em suas obras e vai para a cama pouco antes do sol nascer. Trabalha quando quer, quando surge inspiração. Então, depois do meio-dia ele se levanta e espera o almoço ficar pronto tomando vinho tinto e fumando cigarro de palha, enquanto Cássia Eller canta seus antigos sucessos no rádio.

Em pedras, Nelson esculpe desde anjos e bailarinas seminus a cavaquinho e vasos de flor. Com cartão e papelão reciclados, ele monta cenas metropolitanas que exprimem sua visão das terras brasileiras. “Se você andar em são Paulo, vai encontrar muita figura deitada na rua e policial fazendo ronda. Por isso gosto de ir para o Brasil, eu tenho mais ideias”, relembra o artista com certa nostalgia. Já os quadros, que exibem um pouco mais de humor e nudismo, são montados com material reciclável e, às vezes, madeira, também usada na elaboração de máscaras.

Como disse no início, tudo em sua mão vira arte. Quando o questiono sobre tanta criatividade, Nelson toma um gole de seu vinho tinto e, sem pressa, explica que “a vida muda e as minhas inspirações mudam também”. Para ele, cada material tem um sentimento diferente e, então, o trata e trabalha de acordo.


Nexus, Sexus e Plexus, da trilogia de Henry Miller
Foto: Gabriela Castilho / Lupa Cultural
Os trabalhos mistos de madeira e cartões reciclados são sobreposições que, assim como as pedras, exigem criatividade: “O reciclado me dá mais liberdade: é tudo peça que eu encontro e vou montando como num quebra-cabeça.” Entre um gole da bebida e uma lenta tragada no cigarro de palha, Nelson compara a criação dos trabalhos com desenho feito à lápis em papel: “A gente vai apagando com a borracha até formar algo de que a gente realmente goste.” 

Conheça mais das obras do brasileiro- lusitano em sua página: Nelson Cardoso.

0 comentários to “ Perfil: A criatividade artística de Nelson Cardoso ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates