Lupa Cultural Image Map

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Câmeras viajantes: Projeto Memórias Descartáveis

,


O que acontece quando mais de 400 câmeras são espalhadas por diferentes lugares ao redor do mundo? Talvez o primeiro estalo seja roubo, claro. Mas a ideia do diretor criativo Matthew Knight prova o contrário.
 
The Diposable Memory Project — Projeto das Memórias Descartáveis — começou em abril de 2008, quando Knight deu início à façanha de espalhar as máquinas fotográficas em locais públicos. A ação esbarra com o conceito de rede social ao informar que o objetivo de deixar câmeras para desconhecidos é compartilhar a jornada e as histórias de diferentes pessoas e culturas.

Quase como uma caça ao tesouro, quem encontrar um dos aparelhos disponibilizados por Knight recebe uma espécie de missão: fotografar e passar adiante. Com essa meta, o projeto tem o intuito de passar as máquinas pela maior quantidade de mãos possíveis. O Disposable Memory conseguiu não só alavancar uma empreitada, como também unir outras pessoas nessa rede global de imagens.

Para que o projeto continue crescendo e o número de câmeras aumente, os participantes da rede pedem ajuda às pessoas.  Segundo o site oficial, para fazer parte do Diposable Memory basta deixar uma câmera em algum lugar com uma mensagem à la Alice no País das Maravilhas: “Por favor, me pegue”.

Até o momento, 31 máquinas já retornaram para as mãos do diretor, que divulga as imagens no site das “Memórias Descartáveis”. Desde que a primeira câmera partiu em viagem, já foram visitados mais de 70 países e mais de 700 mil quilômetros percorridos.

No Brasil, de acordo com o mapa da página do Diposable Memory, foram deixadas duas câmeras em São Paulo. Uma já foi encontrada — ainda não devolvida —, a outra, de número 221, ainda espera um companheiro de viagem — quem sabe não pode ser você? 

Algumas das fotografias descartáveis:

Entregue a Ibrahim, um vendedor de suco na praia de Fajara, que passou ao redor da aldeia antes de ser devolvido.

Câmera 162 - Encontrada pela primeira vez em Londres. A câmera passou uma estadia na Alemanha e na Groelândia.


A câmera 29 foi a primeira a retornar para o projeto depois de umas férias na Califórnia.


Depois de ser encontrada em Amsterdã, a câmera 22 acabou nos Países Baixos.


A câmera 134 pegou o avião de Londre até Cape Town, África do Sul.


Para ver mais fotos do projeto clique aqui


0 comentários to “ Câmeras viajantes: Projeto Memórias Descartáveis ”

Postar um comentário

 

Lupa Cult Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates